Eu escuto por toda a área e de alguns dos meus clientes: por que não podemos fazer isso por email? Essa questão já vem há quase uma década. O que eu digo a eles é sim, você deve ter uma boa campanha de marketing digital, mas você precisa estar ligado em todos os canais se quiser levantar dinheiro… e isso inclui o telemarketing.
Primeiro: telemarketing funciona. Entrar em contato com seus doadores pelo telefone melhora o valor dos doadores para você. Mesmo que ele não te ofereça nada, eles são mais propensos a dar uma olhada no seu próximo pedido – por e-mail ou carta. Quando você se comunica com um doador diretamente, você pode iniciar uma conversa, educá-los sobre o programa, superar equívocos – e na maioria dos casos (de verdade) deixá-los com uma sensação melhor sobre a sua organização e o trabalho que você faz.
Esforços digitais e os esforços de telemarketing aumentam o valor que o doador tem para você – juntos este valor é maior. Então, eu te pergunto… Por que não integrar os esforços? Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
- Envie um e-mail aos doadores delineando seus programa e benefícios. Diga-lhes para esperar sua ligação, e dê continuidade com uma conversa para responder as dúvidas e “fechar negocio”. Você também pode enviar um e-mail para convidar aqueles a quem você não conseguiu chegar com o seu programa de doação mensal.
- Na verdade, você pode utilizar com grande sucesso essa estratégia e-mail/telefone em uma campanha, renovação ou um programa de conversão de ativistas on-line. Se não acredita em mim, faça um teste.
- Outra maneira de tirar o máximo proveito da relação telefone/e-mail é criar uma pagina específica para cada campanha de telemarketing. Certifique-se de que é algo simples de lembrar (\renovar ou \ligar). Compartilhe isso com seus atendentes para que eles tenham outro lugar confiável para avisar os contatos durante a chamada.
- Faça do e-mail o primeiro item a ser solicitado satisfatoriamente. Esta é uma maneira fácil de economizar em custos de impressão e postagem.
- Enquanto você está com eles ao telefone, por que não fazer uma lista?
- Infelizmente, a maioria dos pedidos são algo como “dê-nos seu e-mail e te enviaremos atualizações”. Se puder, pense em uma maneira mais criativa ou algo que você possa enviá-los e que vai fazê-los querer dar-lhe realmente aquele e-mail. O pedido pelo telefone vai longe.
- Além disso, você pode utilizar o telefone de forma eficaz para converter seus ativistas online, e signatários de petições ou abaixo assinados, em doadores.
Você já ouviu isso antes: testar, testar novamente e testar um pouco mais. Cada organização é diferente, e você precisa encontrar a cadência, equilíbrio, o tempo, etc., o que funciona na sua.
O importante é ser criativo na maneira como você usa todos os canais, e lembre-se sempre de que a integração fortalece cada canal e aumenta o valor dos doadores para você.
Então, o que você está esperando? Faça uma ligação, envie um e-mail, ou considere fazer ambos!
Autor: Jamie Natelson.
Texto original: http://www.imabgroup.net/posts/2013/july/email-and-phone-friends-or-foes.html