Organizações da sociedade civil de todo o país não precisam esperar até dezembro, época de festas natalinas, para iniciar suas campanhas de incentivo à doação de indivíduos que declaram Imposto de Renda utilizando a declaração completa. Em todo o país, são mais de 10 milhões de potenciais doadores, dos quais apenas 4% efetivamente doam todos os anos. O potencial, portanto, é enorme, e se as organizações não pedirem, as pessoas não vão doar!
No total, é possível, a quem utiliza a declaração completa do Imposto de Renda, doar 8% do total do imposto devido. Assim, ao invés de pagar ao governo, o indivíduo transfere o recurso a organizações da sociedade civil. E, nos casos em que o governo é que tem imposto a restituir, também é possível fazer a doação.
Atualmente, no país, há um número considerável de leis de incentivo fiscal, que tratam de causas/temas diferentes e permitem a doação por meio do imposto de renda, como por exemplo: criança e adolescente; cultura, audiovisual, esporte, pessoa com deficiência e oncologia.
Sobre o tema, o jornal o Estado de S. Paulo publico no dia 20 de outubro dois artigos com conteúdo interessante, que pode ser acessado e inspirar as organizações a iniciar um trabalho na área. São eles:
- Pessoa física tem até dezembro para destinar até 8% do IR a projetos sociais: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pessoa-fisica-tem-ate-dezembro-para-destinar-ate-8-do-ir-a-projetos-sociais-imp-,1579503.
- Como destinar parte do seu Imposto de Renda a fundos e projetos sociais: http://economia.estadao.com.br/noticias/suas-contas,como-destinar-parte-do-seu-imposto-de-renda-a-fundos-e-projetos-sociais,1579562.