A terceira colocada no Prêmio Mobiliza 2012, na categoria Inovação em Captação de Recursos, foi o Médicos Sem Fronteiras (MSF) Brasil, organização independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam. A campanha que rendeu o terceiro lugar à organização foi o uso da ferramenta Chaxcha Click2Call, que permite que organizações ganhem visibilidade, além de gerar recursos financeiros de forma rápida e eficaz.
A MSF é uma organização humanitária internacional que leva ajuda médica de emergência a vítimas de conflitos armados, epidemias, desastres naturais e exclusão do acesso à saúde. Foi criada em 1971 por médicos e jornalistas e, atualmente, atua em mais de 65 países e conta com mais de 28 mil profissionais.
O Chaxcha Click2Call, ferramenta utilizada pela MSF, permite que organizações ganhem visibilidade, além de gerar recursos financeiros de forma rápida e eficaz. É uma ferramenta digital que parte da criação e posicionamento de links patrocinados e publicidade digital, com o objetivo de gerar um grande número de clicks direcionados para uma landing page, ou seja, uma página desenvolvida especialmente para a conversão de contatos em doadores. Nesta página, há um formulário para telemarketing, banners para doação direta e um link para a página da organização. A estratégia é inovadora porque combina o antigo com o novo; estratégias tradicionais de telemarketing com os novos meios. Essa nova abordagem aos doadores é dirigida para organizações que buscam aumentar sua visibilidade, promover uma campanha, mobilizar recursos financeiros etc.
A ferramenta Click2Call ajuda a organização a aumentar sua base de doadores, o que contribui para a sustentabilidade financeira. Alguns pontos interessantes: esta ação traz exclusivamente doadores regulares, que hoje são o foco da estratégia da organização em termos de captação no Brasil; tem ótima taxa de retenção, ou seja, baixa taxa de cancelamentos; tem retorno sobre investimento (ROI) positivo, pois o custo para utilizar a ferramenta é baseado no success FEE (só se paga por resultados concretos); a técnica está alinhada com outros dois objetivos da estratégia de aquisição – rejuvenescer a base de doadores, pelo fato de ser uma ferramenta on-line, e diversificar os canais de aquisição de doadores a fim de diminuir os riscos.
De julho de 2011, quanto começou a utilizar o Click2Call, até julho de 2012, a MSF conquistou mais de mil novos doadores regulares. Entre os desafios percebidos pela instituição, estão: mensurar resultados; encontrar canais de mídia que funcionem para aumentar o número de clicks; lidar com um fornecedor sediado em outro país (Argentina); preparar a equipe de telemarketing para converter os visitantes em doadores por meio de ligações ativas.