Por que motivos um indivíduo racional doaria dinheiro para organizações da sociedade civil – e, em particular, organizações que apoiam estranhos? O que eles ganham com isso?
Uma história.
Na verdade, cada vez que alguém doa para uma boa causa, eles estão comprando uma história, uma história que vale mais que o quanto você doou.
Pode ser uma história de fazer a coisa certa, ou de “pertencimento”, ou de ajudar um amigo ou honrar uma memória, mas a história tem valor. Pode ser uma história que você, e somente você, é capaz de entender de forma diferente, ou talvez é a história de como impulsionar a mudança no mundo. Para muitos, é a história do que significa fazer parte da comunidade.
O captador, então, não está recebendo, ele está dando. Ele está dando a alguém a chance de comprar uma história que vale muito mais do que o custo dela.
Histórias são a maneira como navegamos pelo mundo, nossa chance de dar significado ao que somos e o que fazemos.
Distribuir sacolas ou participar de leilões de caridade deixa a água mais límpida, nos permite pensar sobre o valor do que compramos, mas não propriamente na história.
Se as pessoas não estão doando para sua causa, é porque você não está contando uma história, ou então está contando a história errada para as pessoas erradas (e da maneira errada). Organizações fazem a mudança, e a forma que o fazem é nos permitindo contar nossas histórias que alimentam o melhor de nós.
Autor: Seth Godin
Tradução: ABCR
Publicado em 29 de novembro de 2013
Texto original: http://sethgodin.typepad.com/seths_blog/2013/11/what-do-we-get-when-we-give-to-a-good-cause.html