A partir de hoje, e pelas próximas seis semanas, publicaremos os casos que ficaram nas primeiras colocações do Prêmio Mobiliza 2012, iniciativa realizada pela ABCR, Instituto Filantropia e IDIS/Resource Alliance. Nesta semana, o caso é o apresentado pela Associação Sergipana de Distribuidores Independentes (ASEDI), que ficou em primeiro lugar na categoria Inovação em Captação de Recursos.
A ASEDI, que atua em Sergipe, tem como missão promover o protagonismo juvenil com foco no empreendedorismo sob os pilares da economia solidária. Atualmente, tem 3.400 jovens beneficiados espalhados em 25 municípios do estado. O objetivo de seu trabalho é gerar renda para o jovem, independentemente de sua situação social, política, econômica ou geográfica.
O projeto que rendeu a primeira colocação no Prêmio Mobiliza à Asedi foi o Movimento pela Sergipanidade – Projeto Ringback Tone (toque de chamada para celular). Assim, com o apoio dos músicos regionais Chico Queiroga e Antônio Rogério, a canção “Um canto do Brasil”, que faz uma homenagem à capital sergipana, pode ser comprada como um RBT em todas as operadoras de celular, exceto a OI. O interessado só precisa enviar um SMS para o número 5656 com a palavra SERGIPE, e já tem acesso à música. Toda a renda será utilizada para financiar projetos sociais focados no protagonismo juvenil. O objetivo do projeto é construir a ideia de sergipanidade coletivamente, com a participação dos moradores do Estado na valorização de sua música, além de colaborar financeiramente com os projetos sociais focados no protagonismo juvenil.
A ação é considerada inovadora porque a comercialização de tons de celular com o objetivo de financiar projetos sociais é uma ação pioneira na telefonia do país. O projeto teve quase nenhum investimento da Asedi, uma vez que a operacionalização do RBT, assim como a validação do fonograma, foram feitas pelos parceiros – operadoras de telefonia celular e a Sony Music. O custo mensal de adesão à campanha, que tem caráter permanente, varia de R$ 1,99 a R$ 3,99, dependendo da operadora.
Página da entidade: http://asedi.brasil.vc/