Um relatório de pesquisa publicado recentemente pela AFP, organização parceira da ABCR e que reúne captadores de recursos da América do Norte, indica que de cada 100 novos doadores obtidos pelas organizações pesquisadas em 2012, outros 107 foram perdidos. E, de cada 100 dólares que vieram com novos doadores, outros 100 também deixaram de entrar.
O relatório, produzido pela AFP em parceria com a The Urban Institute, tem como título Pesquisa da Eficácia da Captação de Recursos em 2012, recebeu 3.184 respostas de organizações norte-americanas e apresenta um panorama interessante no cenário da captação nos Estados Unidos, além de proporcionar às organizações brasileiras perspectivas de estudo que podem ser replicadas por aqui.
A ABCR, recentemente, criou inclusive um Grupo de Pesquisa, composto por associados de todo o país, para liderar seu trabalho de formação de conhecimento na área de captação de recursos. A primeira pesquisa a ser realizada em breve pretende conhecer com mais detalhes o perfil do profissional que atua com captação no Brasil.
O relatório da AFP mostrou também que o maior crescimento do valor captado se deu nas organizações com mais estrutura – e que já captavam mais – enquanto a maior queda foi nas instituições que tinham um baixo valor anual captado.
O documento completo está em inglês, e pode ser encontrado nesta página http://www.afpnet.org/files/ContentDocuments/FEP2012Report.pdf.