Ritu Sharma, co-fundadora e diretora executiva da organização Social Media for NGOs (Mídias Sociais para ONGs), escreveu um artigo onde apresenta argumentos que defende ser importantes as organizações da sociedade civil. No texto, ela destaca as três principais dicas para reforçar o trabalho das organizações em captar recursos pelas suas próprias páginas na internet. Apresentamos a seguir essas dicas:
1 – Faça o seu botão de doação brilhar!
Experimente e altere (tamanho, cor, etc.) o botão de doação do seu site, vendo os resultados que isso traz em relação aos doadores. Às vezes, pequenas mudanças podem fazer o botão ter mais destaque e o valor captado pelo site aumentar.
2 – Valores pré-definidos são chave
É geralmente importante dar aos doadores a indicação de valores pré-definidos para a doação, como 15, 30, 50 ou 100 reais, pois isso funciona como um guia para a generosidade deles. Porém, assim como sugerido na dica anterior, altere esses valores e faça experimentos para verificar quais valores trazem mais doadores (e, portanto, recursos) para sua organização.
3 – Indique o impacto das doações
É fundamental ajudar os potenciais doadores a entender o quanto o recurso deles vai impactar no trabalho realizado por vocês. Por isso, transforme a doação em algo concreto informando, por exemplo, que uma doação de 50 reais por mês vai ajudar a organização a apoiar 10 crianças, e etc., adaptado para cada entidade. Para cada valor pré-definido deve-se indicar um impacto específico associado a ele.
Leia aqui o artigo original de Ritu Sharma.