A Comunidade SimbiOsc, um espaço online de trocas e aprendizagem contínua entre lideranças de Organizações da Sociedade Civil, abriu as inscrições para a Trilha de Aprendizagem Convivência nas OSCs. Serão seis encontros gratuitos e ao vivo, direcionados para organizações da sociedade civil que desejam fortalecer suas práticas internas e avançar na construção de ambientes mais seguros, éticos e colaborativos.
Os participantes poderão:
- Compreender a convivência, distinguindo seus limites e potencialidades;
- Mapear a arquitetura relacional da sua organização, identificando recursos formais e informais, forças, fragilidades, padrões e riscos psicossociais, à luz das exigências legais;
- Conhecer as normativas que sustentam essa arquitetura, como a Lei 14.457/22 e a NR-1;
- Desenhar estratégias consistentes, incluindo rotinas de prevenção, monitoramento e práticas de desenvolvimento, com foco em gerar aprendizado institucional;
- Escolher e adaptar tecnologias de convivência com criticidade e contexto, transformando o que muitas vezes é visto como “soft” em infraestrutura organizacional;
- Se esse campo dialoga com os desafios da sua organização, este pode ser um espaço para ampliar esse olhar.
A trilha será conduzida por Cris Chiofalo, sócia da PACTO, formada em Comunicação e Artes pela USP e mestre em Mediação Dialógica e Justiça Restaurativa pela Università di Padova (Itália) e pelos consultores associados da PACTO, Kaio Gameleira, graduado em Gestão de Políticas Públicas pela USP, com especialização em Urbanismo Social (INSPER), Justiça Restaurativa (CNJ), Comunicação Não-Violenta (Instituto CNV) e Deep Democracy (CoResolve Foundation), e Thiago Saldanha, mediador de conflitos certificado pelo Instituto de Certificação e Formação em Mediadores Lusófonos.
As inscrições estão abertas até o dia 22 de abril e os encontros iniciam-se no dia 30 de abril. Para mais informações e se inscrever, clique aqui.