Alerta ABCR: esquemas de devolver parte da doação ao doador são fraudulentos

A ABCR foi informada, pelo membro Vinnicius Mendes Ventura (ABCR 01916), consultor e residente no estado do Espírito Santo, que organizações locais estão sendo abordadas por supostos captadores com propostas de receberem milhões de reais em doações internacionais, para depois devolverem 80% do recurso já nacionalizado. A ABCR afirma: esse esquema é fraudulento.

Essa situação já foi relatada por nós em junho de 2018, em postagem disponível aqui, após relatos recebidos por nós de organizações pernambucanas. A continuidade da chegada desses relatos mostram que o esquema é nacional e pode prejudicar o terceiro setor como um todo.

Uma das características comuns desse esquema é solicitar que a organização tenha conta e utilize a ferramenta chamada “Visa Checkout” para receber o dinheiro internacional e depois repassá-lo localmente.

A ABCR alerta para que as organizações fiquem atentas a casos como esse. Nenhuma doação que tenha objetivos lícitos exigirá devolução de parte dela para ser realizada, em nenhum percentual. Caso sejam abordas por pessoas se passando por captadoras para fazer a intermediação dessa doação denunciem às autoridades competentes.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin