Entre os dias 16 e 18 de outubro, aconteceu no Rio de Janeiro o Fórum Mundial de Negócios Sociais 2012 (SEWF 2012), e a ABCR marcou presença! O evento explorou o desenvolvimento de empreendimentos que aplicam práticas de mercado para a solução de problemas sociais e ambientais e reuniu, pela primeira vez na América Latina, diversos líderes de todo o mundo deste novo segmento.
Foram três dias bastante intensos com mais de 50 sessões de debate divididas em oitos painéis temáticos: Financiamento e Investimento; Sala Negócios Sociais no Brasil; Inovação, Invenção e Desenho; Desenvolvimento de Lideranças e Educação; Gestão e Capacitação; Casos e Modelos; Oportunidade Econômica e Justiça Social e Criação de Ambiente Habilitado. Houve ainda espaço para exposições e oficinas de formação de debate.
Ana Flavia Godoi e Sandra Pedroso, da Diretoria Nacional da ABCR e também do Núcleo Rio, estiveram presentes todos os dias participando dos debates principalmente no eixo temático de investimento e financiamento. Este eixo explorou os esforços globais para desenvolver um mercado de capital social para apoiar negócios sociais em seus vários estágios de desenvolvimento, com fontes e tipos variados de financiamento, desde doações, empréstimos, entre outros. Em todos os debates, o foco foi como este segmento de mercado vem ganhando cada vez mais o interesse de investidores pelo sua capacidade de gerar retornos positivos não só a sociedade como a todos os envolvidos. O propósito sustentável já faz parte do planejamento das grandes empresas internacionais e isso cada vez mais fomenta este segmento de mercado.
Participar do SEWF 2012 possibilitou conhecer profissionais que desenvolvem negócios sociais e investidores sociais nacionais e internacionais que compartilharam suas experiências e expectativas em relação ao investimento. O evento mostrou para o setor social brasileiro, marcado pela criatividade, está em alta e que as organizações sociais e empreendedores devem apostar nisso.
Por fim, o Fórum Mundial de Negócios Sociais deixou oito importantes lições não só para os participantes como para todos os negócios sociais no Brasil:
- Alinhar-se às necessidades dos investidores sociais, se reinventando se preciso.
- Observar o potencial do crowdfunding para negócios sociais e pensadores criativos;
- Desenvolver conteúdos pedagógicos para que negócios sociais entre no currículo de escolas e universidades.
- Realizar constantemente pesquisas de mercado, como forma de avaliar os processos.
- Acompanhar oportunidades na cadeia de valor corporativa.
- Conhecer a fundo todo o seu empreendimento e o segmento que ele atua como forma de preparar-se antes de ir ao investidor potencial.
- Inovar e ser criativo sempre: pensar fora da caixa é que fazem as coisas acontecerem.
- Criar um ambiente regulatório que reflita os padrões sociais.