O jornal Folha de S.Paulo publicou texto com a opinião da ABCR sobre os atuais títulos de capitalização que beneficiam as organizações da sociedade civil, e a necessidade de que sejam aprimorados para não prejudicar as próprias instituições.
A ABCR apoia a ideia das organizações serem beneficiadas pela doação das pessoas que compram esses títulos de capitalização, mas entende que o atual modelo, que consta da resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e da lei que foi recentemente aprovada no Congresso, faz com que elas tenham que recai sobre as organização a responsabilidade por despesas que deveriam ser pagas pelas próprias empresas que emitem os títulos. Ou seja, na prática, quem acha que está doando 1 real para a organização acaba doando muito menos, porque elas precisam pagar despesas que não são diretamente ligadas à própria instituição.
O artigo original publicado pela Folha de S. Paulo está disponível acessando o link https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2022/04/filantropia-com-titulo-de-capitalizacao-esquenta-debate-sobre-doacao-para-ongs.shtml.
É possível acessá-lo em PDF, clicando aqui.