O Festival ABCR 2024 começou hoje e já entrou para a história como o maior festival de todos os tempos, atingindo o recorde de mais de 1 mil participantes inscritos. “Cada ano a gente espera superar o ano anterior. A gente teve mais de mil inscritos e é a primeira vez que a gente atinge esse número. Quase 300 pessoas passaram pelas masterclasses que já aconteceram sábado e domingo. Teremos cinco plenários, 72 palestras e recebemos 100 inscrições para as mentorias expressas,” destacou Fernando, evidenciando o crescimento e o impacto do festival”, ressaltou o diretor executivo da ABCR, Fernando Nogueira, durante a cerimônia de abertura.
Camilla Figueiredo, presidente do Comitê Científico do Festival ABCR, também falou na abertura, destacando a diversidade e a qualidade das propostas recebidas, com participantes de todas as regiões do Brasil. “Em 2024, tivemos 147 inscritos. Cada integrante do comitê analisou, em média, 30 propostas”.
Camilla reforçou a importância da inclusão e da representatividade na composição do comitê e na seleção dos participantes, enfatizando a busca por diversidade de gênero, raça e regionalidade. Ela também agradeceu nominalmente aos integrantes do comitê pelo trabalho realizado. “Desejo a todos vocês um excelente festival”.
A programação começou com a plenária “A importância de investir em desenvolvimento institucional”, que reuniu Jéssica Martins, Tiana Vilar Lins e Rodrigo Pipponzi. Em seguida, começaram as palestras simultâneas em nove palcos: ABCR, Avançado, Fontes e Ferramentas, Gestão, Patrocinadores, Comunicação, Captadores, Inovação e Dia de Doar.
Outras duas plenárias principais aconteceram à tarde. A primeira com a participação internacional de Bernard Ross, diretor da =mc consultancy, uma consultoria de gestão que trabalha mundialmente para organizações éticas, que falou sobre as técnicas para solicitar doação. A mediação foi de Thalita Salgado. A terceira plenária do dia foi sobre o potencial de articulação territorial para ampliar a captação de recursos, com Marcelle Decothé, Day Borges, Marciane Campos e Carol Farias, líder do Dia de Doar.
Durante o Festival, Carol Farias anunciou o lançamento da loja oficial do Dia de Doar, disponível on-line. A loja oferece uma variedade de produtos, incluindo bottons, camisetas, canecas, adesivos e plaquinhas, todos voltados para fortalecer o movimento e as campanhas em todo o Brasil. Para conhecer e adquirir os produtos, acesse loja.diadedoar.org.br. Para quem está no evento, também houve a possibilidade de criar um jingle exclusivo do Dia de Doar gerado por Inteligência Artificial.
O dia terminou com o lançamento do filme Doar, produção dirigida por Sérgio Rizzo que apresenta histórias inspiradoras de pessoas comuns e organizações sociais, oferecendo uma compreensão mais ampla e profunda do ecossistema filantrópico no Brasil.