Em poucas semanas de campanha, o Marco Bancário da Doação conseguiu mobilizar 40 mil reais de contribuições de instituições engajadas em construir com a ABCR a proposta de relacionamento entre os agentes financeiros e as organizações da sociedade civil que dará segurança jurídica para as doações e fortalecerá o Terceiro Setor no país, e a sua sustentabilidade econômica.
O Marco Bancário será desenvolvido em parceria com uma empresa especializada contratada para isso, cujo processo de seleção está em andamento. O planejamento previsto pela ABCR e demais organizações que fazem parte do Grupo de Trabalho do Marco prevê apresentá-lo para a sociedade civil enviar suas contribuições e, em seguida, com a versão final, levá-lo para a FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos, e finalmente para o Banco Central, que é a instituição responsável pelo tema e por implementá-lo.
Para esse trabalho estão estimadas despesas totais em 150 mil reais, considerando principalmente a remuneração dos honorários da empresa contratada e a apresentação e defesa da proposta em Brasília. Para que dê certo, é fundamental que mais organizações brasileiras se mobilizem e doem para o desenvolvimento do Marco. As contribuições partem de 1.500 reais.
Todos os interessados podem se manifestar diretamente no link https://pt.surveymonkey.com/r/marcobancario.
Até o momento, 17 doadores estão contribuindo com o financiamento do Marco Bancário da Doação, incluindo organizações brasileiras e internacionais, empresas e pessoas físicas. Já estão comprometidos em construir com a gente a proposta para o fortalecimento da sociedade civil brasileira: