Desde julho, o Dia de Doar está ampliando a mensagem de generosidade no Brasil com o Encontros da Doação, um projeto itinerante que está percorrendo várias cidades para fomentar novas lideranças comunitárias e promover conexões. Carolina Farias, líder do Dia de Doar, apresenta a campanha para instituições que queiram se aproximar do movimento e indica ferramentas para colocá-lo em prática. As primeiras paradas foram na Região Sul: Florianópolis e Tubarão, municípios de Santa Catarina.
Em Florianópolis, o projeto integrou a programação do Encontro Catarinense de OSCs, organizado pelo Instituto Filantropia, e reuniu cerca de 60 pessoas da região. A experiência resultou no engajamento de novas lideranças para as cidades de Balneário Camboriú e Porto Belo, que tinham representantes no evento.
Carolina destaca a conexão com o Instituto Selo Social, focado na criação de estratégias para criar ambientes em que a corresponsabilidade pelo desenvolvimento social e qualidade de vida da população seja cada vez mais estimulado. “A equipe se comprometeu a fazer um projeto piloto da campanha comunitária do Dia de Doar em Balneário Camboriú e depois levar essa experiência para outras cidades, como Maringá”, conta.
Feira com instituições e parceria com jornalistas em Tubarão (SC)
A segunda parada do Encontros de Doação foi em Tubarão, município catarinense com cerca de 107 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Lá, a campanha comunitária do Dia de Doar acontece desde 2019. As atividades envolveram um dia acompanhando o trabalho de Silvana Zardo, coordenadora do Fórum das Entidades Não Governamentais de Tubarão, que oferece capacitações e outras formas de fortalecimento às instituições do município, além de liderar o Dia de Doar.
Em reunião, Carolina Farias, representantes das instituições locais, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da OAB Santa Catarina, trocaram impressões sobre o Dia de Doar e conversaram sobre ações previstas para 2022. Tubarão fará sua grande mobilização pela solidariedade – #DoaTubarão – no dia 10 de dezembro, com uma feira em que todas as participantes do Fórum das Entidades poderão ter estandes para apresentar à sociedade as atividades que realizam.
Segundo Carolina, foram estabelecidas parcerias com dois veículos de comunicação locais: Rádio Litoral FM e UNI TV. “As jornalistas que nos receberam se comprometeram a ser embaixadoras da campanha e, uma vez por mês, até 10 de dezembro, receber novamente a Silvana e os representantes do Fórum para que falem sobre o Dia de Doar e convidem as pessoas para participar”, finalizou.
Sobre o Dia de Doar
Com o objetivo de promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso, no próximo dia 29 de novembro acontece a edição 2022 do Dia de Doar. A iniciativa tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas.
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação, e é apoiado pelo Movimento Bem Maior e pelo Morro do Conselho Participações. Mais informações, acesse www.diadedoar.org.br.