No dia 2 de julho, durante o Festival ABCR, será lançada no Brasil a Rede PIPA, primeira rede de periferias brasileiras dedicada a debater filantropia e investimento social privado. O lançamento será feito durante a palestra “Periferias e Captação de Recursos: Desafios e Caminhos a Avançar”, que reunirá lideranças de periferias de diversas regiões do país, trazidas pela Iniciativa PIPA, em parceria com ABCR e Confluentes, para discutir os desafios na captação de recursos e estratégias para superá-los.
A parceria com a PIPA faz parte de um movimento da ABCR de trazer mais pluralidade para o festival, incluindo perspectivas diversas e ampliando o debate sobre filantropia e captação de recursos. Os palestrantes são Débora Silva (ONG “Sim! Eu Sou do Meio” – RJ), Daniel Paixão (Associação Fruto de Favela – PE), Jander Manauara (Associação Intercultural de Hip Hop Urbanos da Amazônia – AM) e Antonieta Costa (Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso – MT).
A Rede PIPA é organizada pela Iniciativa PIPA e composta por organizações, coletivos e movimentos sociais das cinco regiões do Brasil. A iniciativa visa fortalecer lideranças e promover uma agenda sobre redistribuição de recursos, destacando a importância das periferias e favelas no campo das doações.
Gelson Henrique, diretor executivo da Iniciativa PIPA, ressalta a relevância da parceria com a ABCR. “Une duas organizações de infraestrutura do setor da filantropia para pensar juntas em soluções para os desafios de captação de recursos nas periferias”.
Saiba mais sobre os palestrantes
Jander Manauara (AM)

Jander Manauara é rapper, artivista climático e articulador cultural de Manaus. Acadêmico de Produção e Gestão Cultural e estudante de Direção de Fotografia, Jander atua há 20 anos no cenário Hip Hop do Norte. É diretor cultural da Associação Intercultural de Hip Hop Urbanos da Amazônia e produtor artístico da Virada Sustentável Manaus. Homenageado pela ONU Brasil em 2021 por sua atuação na agenda climática, Jander é também membro do Fórum Construtivo do Instituto Nubank.
Daniel Paixão (PE)

Daniel Paixão, líder visionário de 23 anos, é fundador e presidente da Associação Fruto de Favela, que impactou mais de 39 mil vidas com educação, tecnologia e assistência humanitária. Criador da startup Hub.Periférico, Daniel é graduando em Jornalismo e foi pesquisador científico no Laboratório de Inovação, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Universidade Católica de Pernambuco.
Antonieta Costa (MT)

Antonieta Luisa Costa é pedagoga, geógrafa e especialista em Educação Integral e Relações Étnico-Raciais. Fundadora do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso e do Centro Cultural Casa das Pretas, Antonieta tem uma trajetória de 43 anos no movimento social e é conselheira estadual de Educação e de Promoção da Igualdade Racial.
Débora Silva (RJ)

Débora Silva é fundadora e gestora da ONG “Sim! Eu Sou do Meio” em Belford Roxo, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Professora e graduanda em Serviço Social, Débora atua como mobilizadora social e captadora de recursos. É membro da coordenação do Fórum do Programa de Cozinhas Solidárias do RJ e conselheira da Casa Fluminense, com a missão de dar visibilidade às comunidades da Baixada Fluminense.
Sobre o Festival ABCR
Considerada a maior conferência de captação de recursos da América Latina, o Festival ABCR está em sua 16ª edição, que vai acontecer nos dias 1 e 2 de julho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Serão mais de 70 palestras, 5 eixos temáticos, além de sessões de mentoria e uma área de exposições. Saiba mais em https://festivalabcr.org.br/