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Organização reformula site para se adequar a estratégia de captação, aumenta acessos em mais de 300% e ganha prêmio

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Até 2015, quem digitasse o nome da Habitat para a Humanidade Brasil na internet topava com uma encrenca: encontrava não um, mas dois sites com o nome da organização, com enfoques diferentes. Naquele ano, uma mudança na estratégia de captação da instituição, que lida com temas ligados a moradia, incluiu o replanejamento de sua presença digital.

O resultado? A organização mais do que triplicou os acessos a suas páginas, que se tornaram ferramenta central no contato com doadores individuais. E, em 2016, ganhou prêmio da Associação Brasileira de Captadores de Recursos na categoria “Melhor site para captação”.

A reformulação não envolveu apenas design nem a unificação dos endereços (antes, um era do escritório do Recife, sede da Habitat for Humanity International no Brasil desde 1992, e outro da unidade de São Paulo, aberta em 2013). A chave foi enfatizar os aspectos relacionados a captação de recursos.

Como isso se deu? Todos os conteúdos, produzidos internamente, foram reescritos, de modo a destacar o call to action, o estímulo para que o visitante conheça e apoie uma ação. A principal mudança, no entanto, foi na página de contato com novos doadores. Mesmo sem terminar sua ficha de inscrição, o potencial apoiador já entra no banco de dados da organização ao colocar seus contatos. “Nós conseguimos 1.500 novos leads [pessoas interessadas em doar] por mês pelo site. Com os dados, podemos ir atrás delas via telemarketing”, afirma o gerente de marketing direto da entidade, Eduardo Massa.

Foram introduzidas fichas de doação, antes inexistentes nos dois sites. “São conteúdos completamente novos, de fácil acesso e visualização, além de estarem hospedadas em ambientes seguros para recebimento de informações de cartão de crédito e outros dados dos doadores individuais”, diz a diretora de mobilização de recursos e comunicação, Carla da Nóbrega.

O objetivo, segundo Massa, é que as pessoas físicas, hoje responsáveis por um terço da captação, venham representar 50%. O site é ferramenta fundamental nesse objetivo. Em agosto de 2015, foram 1.051 visitas. Em agosto de 2016, 4.447.