No dia 30 de outubro, das 17h às 18h30, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e a Coalizão pelos Fundos Patrimoniais Filantrópicos promoverão o lançamento da quarta edição do Anuário de Desempenho dos Fundos Patrimoniais 2024. O evento será realizado de forma on-line, com inscrições abertas gratuitamente pela plataforma Sympla.
A publicação apresenta dados atualizados sobre a evolução dos fundos patrimoniais no Brasil, incluindo informações sobre fluxo de caixa (como patrimônio acumulado, doações recebidas, investimentos nas causas e resgates para manutenção), alocação e rentabilidade dos recursos, estrutura de governança e práticas de investimento responsável. Também traz análises de especialistas e perspectivas para o futuro do setor, além de dados sobre a participação feminina e a presença de membros independentes nos conselhos gestores.
Os fundos patrimoniais, também conhecidos como endowments, são mecanismos que garantem a sustentabilidade financeira de longo prazo para organizações e causas. Embora o primeiro fundo tenha sido criado no Brasil ainda na década de 1950, a prática se intensificou a partir da sanção da Lei 13.800/2019, que regulamenta sua criação e gestão. Atualmente, segundo o Monitor de Fundos Patrimoniais, já existem mais de 120 endowments ativos no país.