No momento, você está visualizando Encontro on-line apresentará pesquisa sobre doações e voluntariado no Brasil

Encontro on-line apresentará pesquisa sobre doações e voluntariado no Brasil

GIFE, OFISP e Instituto Pensi promoverão apresentação da terceira edição do Retrato da Solidariedade em 16 de outubro, às 9h30

O GIFE, o Observatório da Filantropia e do Investimento Social Privado (OFISP) e o Instituto Pensi realizarão, em 16 de outubro, às 9h30, uma apresentação on-line da terceira edição da pesquisa Retrato da Solidariedade: Comportamento Pró-social no Brasil. O levantamento acompanha como os brasileiros se relacionam com doações, voluntariado e outras formas de engajamento social.

Realizado anualmente desde 2023, o estudo reúne entrevistas presenciais em domicílios, com pessoas de diferentes classes sociais e regiões do país. A edição referente a 2025, publicada em julho deste ano, contou com 2.504 entrevistas e tem margem de erro de dois pontos percentuais. A coleta de dados foi realizada pela Quaest Pesquisa e Consultoria, sob coordenação do Instituto Pensi.

Entre os resultados, a pesquisa identificou uma redução na proporção de entrevistados que declararam ter apoiado organizações da sociedade civil por meio de doações financeiras, de bens ou de trabalho voluntário: de 58% em 2024 para 55,5% em 2025. O volume total estimado de recursos destinados às OSCs passou de R$ 24,86 bilhões para R$ 21,09 bilhões no mesmo período.

Para participar, inscreva-se no link bit.ly/encontro-ofisp-rs

Deixe um comentário