Jennifer C. Berkshire, do site norte-americano “A Crônica da Filantropia”, publicou um texto em que indica seis dicas de especialistas para as campanhas de doação de final de ano que são realizadas por muitas organizações sociais. Confira abaixo quais são essas dicas, em uma tradução exclusiva apresentada pela ABCR e totalmente aplicável à realidade brasileira:
Apele para emoções – Quando a organização “Youth Villages” enviou para potenciais doadores a sua campanha de final de ano (a chamada appeals, em inglês), captadores ressaltaram histórias de crianças que já tinham se beneficiado dos serviços da organização. “Apresentamos o caso emocional primeiro, aí o reforçamos com pesquisa, dados e evidências”, diz Richard Shaw, membro da entidade.
Acompanhe – garanta que após os doadores receberem a campanha eles recebam uma segunda carta ou e-mail. “Esse segundo contato pode dobrar o seu índice de resposta”, fala Gail Perry, consultor em captação de recursos.
Faça um pedido de último minuto – doações crescem nos últimos dois dias do ano, principalmente online, porque muitos doadores estão buscando isenção no Imposto de Renda. É por isso que as organizações deveriam se esforçar para alcançar esses doadores durante esses últimos dias, reforça Perry. “Esse é o momento para garantir que todos os seus doadores tenham um impactante e oportunista e-mail nas suas caixas de entrada.”
Possibilite aos mecanismos de busca na internet encontrar mais facilmente opções de doação – Robbin Gehrke, diretora de criação da “Russ Reid” e também consultora em captação e marketing, aconselha seus clientes do Terceiro Setor a otimizar suas páginas na internet para que sejam mais facilmente encontradas pelos mecanismos de buscas durante a última semana do ano. “Doadores estão indo cada vez mais online encontrar organizações para doar”, comenta. Para melhores resultados, organizações deveriam incluir palavras-chave e “tags” em suas páginas que incluam “doação de final de ano”, segundo ela.
Vá além de 31 de dezembro – Não tire do ar sua campanha ou conteúdo só porque o ano de 2013 chegou. “Doações continuarão vindo em janeiro”, fala Gehrke.
Encoraje doadores a se unirem – organizações geralmente tentam divulgar suas causas usando mídias sociais, e ferramentas como Facebook e Twitter também proporcionam uma maneira para redes de amigos e membros de família doarem juntos. “A ideia é que todos contribuam com uma parte de uma grande doação, e encorajem seus amigos a fazerem o mesmo”, diz Craig Sorensen, Assessor Senior de Conceito da organização “Children’s Miracle Network”.
Para ler o artigo original, clique aqui.