Pesquisa publicada pela empresa Engage for Good identificou que, em 2016, os consumidores americanos doaram mais de 1 bilhão e 300 milhões reais na boca do caixa – 441 milhões de dólares. Esse total foi levantando a partir de 73 campanhas que arrecadaram, cada uma, mais de 1 milhão de dólares. Em três décadas, os americanos doaram de 3 bilhões de dólares na boca do caixa – ou mais de 10 bilhões de reais.
As principais campanhas de doação na boca do caixa nos Estados Unidos em 2017 foram das empresas Ebay (vendas online), Walmart, Petco (de venda de produtos para animais), McDonalds e Costco (atacadista), que beneficiaram milhares de organizações da sociedade civil no país.
Segundo o infográfico que a ABCR acessou, cada campanha durou em média 4 semanas e meia, e 40% delas usou algum tipo de incentivo para levar os consumidores a doar na boca do caixa.
As causas mais beneficiadas pelas campanhas de doação na boca do caixa foram saúde infantil, escolha do consumidor, saúde e alimentação. E o valor mais solicitado na boca do caixa foi 1 dólar, ou 3 reais e 30 centavos, aproximadamente.
No Brasil infelizmente ainda não temos nenhum estudo sobre a doação realizada na boca do caixa, apesar dessa ação ser realizada em inúmeras empresas pelo país.
Para acessar o infográfico produzido pela Engage for Good, que está disponível em inglês, clique aqui. A versão completa do relatório está disponível na página da empresa para ser baixada.