Os dados do BISC – Benchmarking do Investimento Social Corporativo 2018, lançados no começo desse mês, mostraram uma nova queda da doação das grandes empresas: de 512 milhões em 2016 para 453 milhões no ano passado. Esse valor representa apenas 19% do total do investimento social das empresas, também uma redução frente aos 21% apresentados em 2016.
No Brasil há o hábito das empresas realizarem investimento social em seus próprios projetos. Essa é uma realidade distinta de países onde a cultura da filantropia é mais disseminada, como os da América do Norte e do oeste Europeu, no qual o investimento social das empresas é quase todo doado. Por isso, dos 2 bilhões e 400 milhões de reais anunciados como investimento social das empresas em 2017, somente 453 milhões foram doados para a sociedade civil.
A pesquisa BISC é realizada desde 2007 e abrange um grupo de 259 grandes empresas brasileiras, e 17 institutos/fundações empresariais. Outro resultado da pesquisa desse ano, que reforça o que já vinha sendo identificado nos anos anteriores, é que o maior investimento social das empresas tem a educação como causa, com 926 milhões de reais.
A cobertura sobre como foi o lançamento do BISC 2018 pode ser vista em http://www.comunitas.org/portal/bisc-2018-apresenta-o-novo-retrato-dos-investimentos-sociais-corporativos-brasileiros/.