O relatório 2019 do BISC – Benchmarking do Investimento Social Corporativo, publicação anual da organização Comunitas, indicou que as doações das grandes empresas às organizações da sociedade civil despencaram, passando de 453 milhões em 2017 para 232 milhões em 2018. No ano de 2016 as doações das empresas tinham sido ainda maiores, de 512 milhões de reais.
Além disso, em 2018, as empresas investiram 2 bilhões e 100 milhões de reais na área social, uma queda de 13% em relação ao ano anterior – dos quais só os 232 milhões acima foram doados. O restante, de forma geral, foi investido em iniciativas das próprias empresas, como seus institutos e projetos corporativos.
A pesquisa BISC é realizada desde 2007 e abrange um grupo de 254 grandes empresas brasileiras, e 17 institutos/fundações empresariais. Outro resultado da pesquisa desse ano, que reforça o que já vinha sendo identificado nos anos anteriores, é que o maior investimento social das empresas tem a educação como causa, com 926 milhões de reais.
A cobertura sobre como foi o lançamento do BISC 2018 pode ser vista em http://www.comunitas.org/portal/comunitas-apresenta-relatorio-bisc-2019-e-lanca-plataforma-digital-sobre-investimento-social/.