O “Observatorio Latinoamericano de Impacto Social” processou os dados da pesquisa “Monitoramento, Avaliação e Mensuração de Impacto em Programas Sociais na América Latina 2010“ e desenvolveu o artigo: “Monitoramento, Avaliação e Mensuração de Impacto na Agenda do Investimento Social”.
O objetivo do artigo é analisar o lugar que ocupa a M&A na agenda de investimento social da América Latina. Em um contexto onde se revela que não basta ter boas intenções,mas que se faz necessário desenvolver projetos capazes de gerar mudanças sociais significativas, mensuráveis e replicáveis. E é justamente a partir desse consenso que se instala de vez a necessidade de incluir estratégias de monitoramento, avaliação e medição de impacto dos programas sociais dentro da agenda de investimento sociais.
A agenda está em construção. Sobressaem os inovadores e seguem os moderados, como sempre. Há padrões comuns e diferentes níveis; aqueles que estão à frente e outros que estão no mesmo lugar, e uma variedade de cenários com diferentes níveis de risco para quem toma decisões. Há também uma distância muito grande entre a contundência dos acordos discursivos – que fluem bem como artigos, seminários e congressos – e os resultados de sua implementação – que avançam a conta-gotas.
O artigo também expõe uma série de recomendações e referências para se pensar em uma estratégia de M&A. Por que medir o impacto? Quando medir o impacto? Quais organizações ou programas devem medir o impacto? São perguntas conhecidas nossas, que merecem reflexão e que serão respondidas à medida que se instalam iniciativas para a medição de impacto social.
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Boa Leitura!
Fonte: Ziglablog