No dia 30 de novembro, em São Paulo, foi realizado o primeiro Fórum de Filantropos e Investidores Sociais (Brazilian Philanthropy Forum), iniciativa ligada ao Global Philanthropy Forum (GPF), projeto do World Affairs Council, organização norte-americana sem fins lucrativos que visa construir uma comunidade de doadores e investidores sociais comprometidos com causas internacionais.
O Fórum teve como objetivo proporcionar um espaço exclusivo para a comunidade filantrópica reunir-se, trocar experiências e aprender com seus pares, fortalecendo a filantropia e o investimento social estratégicos na promoção do desenvolvimento da sociedade brasileira, conforme divulgado pelo IDIS, o seu realizador no Brasil. O tema do Fórum foi “O Papel da Filantropia no Desenvolvimento do Brasil”.
Segundo Rob Garris, Diretor da Programas Bellagio, da Fundação Rockefeller, que relatou o Fórum em um texto no boletim @alliance, o evento trouxe grande perspectiva para o fortalecimento da filantropia no Brasil, o que se tornará ainda mais interessante, diz ele, à medida que for se conectando com os talentos e perspectivas locais em cidades de todo o país nos próximos três anos.
O Fórum contou também com a presença de Jane Wales, Presidente e CEO da World Affairs Council e do Global Philanthropy Forum, que nesta semana deu uma entrevista à Revista Veja (páginas amarelas), comentando sobre a perspectiva do investimento em filantropia no Brasil e nos Estados Unidos, e também debatendo sobre doações.
A ABCR não pôde estar presente no Fórum em novembro, mas segue acompanhando com atenção o debate sobre filantropia e seu impacto na sociedade civil brasileira. Para os captadores e mobilizadores de recursos de todo o país, esse é um debate importante e que não pode ser desconsiderado.