No momento, você está visualizando Rede Comuá inicia o Mês da Filantropia que Transforma

Rede Comuá inicia o Mês da Filantropia que Transforma

A Rede Comuá, em conjunto com suas organizações membro e parceiros, deu início a um mês dedicado à filantropia comunitária e à justiça socioambiental. O “Mês da Filantropia que Transforma” tem como objetivo promover e destacar a importância da filantropia como um instrumento poderoso de transformação social, apoiando organizações e movimentos da sociedade civil em suas lutas por direitos.

Este movimento, que teve origem em setembro de 2022 a partir do seminário de dez anos da Rede Comuá, passará a fazer parte do calendário anual da filantropia brasileira como um espaço dedicado à discussão e promoção das práticas de filantropia comunitária e justiça socioambiental.

A filantropia comunitária e de justiça socioambiental busca fortalecer a ação cidadã e contribuir para a transformação social, o acesso a direitos e o empoderamento da sociedade civil e da democracia. Reconhecer o papel fundamental dessas práticas é o ponto de partida para impulsionar os processos de mudança.

A programação do “Mês da Filantropia que Transforma” foi construída de forma colaborativa pelos membros da Rede Comuá, parceiros e financiadores, abrangendo uma ampla variedade de temas, formatos e territórios. 

Alguns destaques da programação

  • Lançamento da Pesquisa Filantropia que Transforma: Organizado pela Rede Comuá, este evento acontecerá no dia 05 de setembro às 10h.
  • Connect(in): Conexão com o Projeto Fuso (Fundo Social Nossa Cidade): Uma iniciativa promovida por Cleber Rodrigues Rocha – Programa Saberes, marcada para o dia 09 de setembro às 8h.
  • Mês da Filantropia Comunitária na Grande Florianópolis: Uma iniciativa do Instituto Comunitário Grande Florianópolis – ICOM, programada para o dia 11 de setembro.
  • Comunicação Inclusiva e Acessibilidade Digital no Brasil: podcast da BrazilFoundation a ser lançado dia 11 de setembro.
  • Construindo saberes locais: filantropia comunitária como caminho para justiça social. Encontro on-line que será realizado on-line pela Rede Comuá no dia 14 de setembro, às 10h.
  • Narrativas de Mulheres Negras sobre o Campo da Filantropia no Brasil: debate organizado pelo Programa Saberes marcado para 25 de setembro, às 10h, on-line.
  • Medindo o que importa na Filantropia – Live a ser transmitida dia 28 de setembro no Youtube do Baobá – Fundo para Equidade Racial. 
  • Café ABCR especial Mês da Filantropia que Transforma: Lidere uma Campanha Comunitária do Dia de Doar. Encontro virtual marcado para o dia 28 de setembro, às 18h.

Para conferir a programação completa e saber como participar das atividades, acesse https://redecomua.org.br/programacao-mes-da-filantropia-que-transforma/

Deixe um comentário