No momento, você está visualizando Municípios de Santa Catarina foram as primeiras paradas do projeto itinerante Encontros da Doação

Municípios de Santa Catarina foram as primeiras paradas do projeto itinerante Encontros da Doação

Desde julho, o Dia de Doar está ampliando a mensagem de generosidade no Brasil com o Encontros da Doação, um projeto itinerante que está percorrendo várias cidades para fomentar novas lideranças comunitárias e promover conexões. Carolina Farias, líder do Dia de Doar, apresenta a campanha para instituições que queiram se aproximar do movimento e indica ferramentas para colocá-lo em prática. As primeiras paradas foram na Região Sul: Florianópolis e Tubarão, municípios de Santa Catarina. 

Em Florianópolis, o projeto integrou a programação do Encontro Catarinense de OSCs, organizado pelo Instituto Filantropia, e reuniu cerca de 60 pessoas da região. A experiência resultou no engajamento de novas lideranças para as cidades de Balneário Camboriú e Porto Belo, que tinham representantes no evento. 

Carolina destaca a conexão com o Instituto Selo Social, focado na criação de estratégias para criar ambientes em que a corresponsabilidade pelo desenvolvimento social e qualidade de vida da população seja cada vez mais estimulado. “A equipe se comprometeu a fazer um projeto piloto da campanha comunitária do Dia de Doar em Balneário Camboriú e depois levar essa experiência para outras cidades, como Maringá”, conta. 

Feira com instituições e parceria com jornalistas em Tubarão (SC)

A segunda parada do Encontros de Doação foi em Tubarão, município catarinense com cerca de 107 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Lá, a campanha comunitária do Dia de Doar acontece desde 2019. As atividades envolveram um dia acompanhando o trabalho de Silvana Zardo, coordenadora do Fórum das Entidades Não Governamentais de Tubarão, que oferece capacitações e outras formas de fortalecimento às instituições do município, além de liderar o Dia de Doar.

Em reunião, Carolina Farias, representantes das instituições locais, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da OAB Santa Catarina, trocaram impressões sobre o Dia de Doar e conversaram sobre ações previstas para 2022. Tubarão fará sua grande mobilização pela solidariedade – #DoaTubarão – no dia 10 de dezembro, com uma feira em que todas as participantes do Fórum das Entidades poderão ter estandes para apresentar à sociedade as atividades que realizam.

Segundo Carolina, foram estabelecidas parcerias com dois veículos de comunicação locais: Rádio Litoral FM e UNI TV. “As jornalistas que nos receberam se comprometeram a ser embaixadoras da campanha e, uma vez por mês, até 10 de dezembro, receber novamente a Silvana e os representantes do Fórum para que falem sobre o Dia de Doar e convidem as pessoas para participar”, finalizou.

Sobre o Dia de Doar 

Com o objetivo de promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso, no próximo dia 29 de novembro acontece a edição 2022 do Dia de Doar. A iniciativa tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas.

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação, e é apoiado pelo Movimento Bem Maior e pelo Morro do Conselho Participações. Mais informações, acesse www.diadedoar.org.br.

Deixe um comentário