Eles compartilham seus conhecimentos, habilidades técnicas e contribuem para diversas causas e organizações sociais. Os voluntários doam tempo e talento para as causas em que acreditam e são fundamentais para que as organizações da sociedade civil cumpram sua missão. Ao desempenhar atividades variadas para as organizações, o voluntariado realiza uma ação solidária, cidadã e comprometida para resolver problemas, impactando na vida de milhares de pessoas. “Uma cultura global de voluntariado é reconhecida como vital para criar um mundo justo, pacífico, inclusivo, diverso, solidário, sustentável e compassivo”, observa Silvia Naccache, associada ABCR (6074) consultora e palestrante nas áreas de Voluntariado, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Terceiro Setor.
Há 57 milhões de voluntários ativos no Brasil, sendo que 34% dos brasileiros com mais de 16 anos são voluntários. Os dados são da Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). Se a quantidade média de dedicação por pessoa foi de 5 horas mensais em 2011, a pesquisa de 2021 constatou a média de 18 horas mensais. Cada voluntário brasileiro contribuiu, em média, por mês, o equivalente a 12 partidas de futebol inteiras. O trabalho voluntário possibilita o exercício da empatia, da resiliência, da solidariedade e da cidadania, estimula a capacidade de trabalhar com diferentes culturas e pessoas, favorece a inovação e a criatividade com a busca de soluções em outros contextos, fortalece o espírito de equipe e o desenvolvimento de lideranças, gera sensibilidade para desafios locais e globais.
“O voluntariado me educou também para a questão da doação, eu me sinto muito confortável em doar para as organizações onde sou voluntária. É uma forma de somar e agregar mais valor aos projetos que acompanho no dia a dia e participo como voluntária. Um dos meus projetos de voluntariado é na Associação Vagalume, que fomenta a leitura por meio de bibliotecas comunitárias que estão espalhadas em mais de 80 comunidades da Amazônia Legal brasileira. Essa rede de bibliotecas espalhadas em uma região tão preciosa do nosso país é toda mobilizada por quase 900 voluntários”, relata Silvia.
Há muitas maneiras de atrair voluntários para organizações sociais: usar as redes sociais, colocar cartazes em uma comunidade, fazer boca a boca, promover programas corporativos. Porém, Silvia aponta que atrair voluntários para as organizações não é o maior desafio, mas sim mantê-los. Segundo a pesquisa, a solidariedade foi a grande motivação para o trabalho voluntário em 2021 e vários públicos também têm interesse em doar seu tempo para uma causa. Entretanto, o fato de eles serem atraídos para uma causa ou instituição, não significa que permanecerão nela. Confira algumas dicas da consultora para fidelizar o voluntariado.
“Acho que quando alguém chega a nossa organização, é muito importante ter o entendimento do que o trouxe à organização e qual sua expectativa com o voluntariado. É um ganha ganha, todo mundo ganha com o voluntariado e a prática do voluntariado faz bem pras pessoas”, observa Silvia. Além de compreender a motivação e a expectativa dos voluntários, as organizações precisam se preparar internamente para trabalhar com eles. Isso envolve a organização da equipe e de tarefas, pois o voluntariado precisa de liderança, gestão e que todas as pessoas da instituição estejam alinhadas com sua presença.
O Terceiro Setor possui linguagens e formas de comunicação únicas e as pessoas que não atuam na área nem sempre as compreendem. Além disso, as pessoas ainda têm dificuldade de entender o compromisso necessário para o voluntariado, assim como a responsabilidade, a legislação e a formalização. Alinhar as expectativas e criar diretrizes com os direitos e deveres do voluntário é fundamental para o sucesso do voluntariado.
Costumamos cobrar muito o comprometimento alheio, mas é necessário que as organizações se comprometam a receber o voluntário com alegria e disposição para orientá-lo. Em muitos casos, será preciso treiná-lo para a atividade que será realizada. Caso contrário, os voluntários ficarão deslocados dentro da organização, que também não colherá os melhores resultados.
Utilize uma comunicação objetiva, simples e amorosa e sempre esteja disposto a ouvir o voluntariado. Esse equilíbrio na comunicação é muito importante, pois o senso de pertencimento e de propósito do voluntário é maior.
É importante lembrar que os voluntários são pessoas que doam seu tempo para construir um mundo mais justo. Por isso, as organizações devem mostrar sua gratidão e mostrar os as conquistas do trabalho. Quando a ação junto ao voluntariado é feita com qualidade e há resultados positivos, a vontade do voluntariado continuar se renova e o ciclo de solidariedade se retroalimenta. As informações foram transmitidas durante evento promovido pelo Dia de Doar.
Texto publicado pela Captamos, editoria da ABCR de conteúdos aprofundados sobre mobilização de recursos para causas