No momento, você está visualizando Evento vai debater os impactos da regulação do GAFI para organizações da sociedade civil

Evento vai debater os impactos da regulação do GAFI para organizações da sociedade civil

Especialistas discutirão os desafios e impactos das normas internacionais de combate ao financiamento do terrorismo sobre as organizações do Terceiro Setor

No dia 18 de março, das 9h às 17h, ocorre o evento online “Diálogos sobre o GAFI – ENCCLA e Sociedade Civil”, uma iniciativa que visa aprofundar o debate sobre o Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) e suas diretrizes para organizações da sociedade civil (OSCs). O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube e está com inscrições abertas para todas as pessoas interessadas.

O encontro reunirá especialistas para discutir a Recomendação 8 do GAFI, que trata do risco de uso indevido de OSCs para o financiamento do terrorismo, os resultados da última avaliação do Brasil pelo GAFI, os desafios enfrentados pelas OSCs e as perspectivas para a próxima rodada de avaliação do país. A ABCR, em nome da Coalizão de OSCs para o GAFI no Brasil, convida todas as organizações e profissionais interessados a participarem deste importante debate. “É fundamental que as organizações compreendam os riscos e as implicações dessas diretrizes internacionais para o setor”, destaca o diretor executivo da ABCR, Fernando Nogueira.

O evento é realizado pela ABCR, representando a Coalizão de OSCs para o GAFI, em parceria com órgãos do governo federal, incluindo o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, a Secretaria Nacional de Justiça, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). 

O GAFI

Criado em 1989 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o GAFI tem o objetivo de estabelecer padrões globais no combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e a outras ameaças ao sistema financeiro. Suas recomendações servem como diretrizes para que os países aprimorem suas legislações e mecanismos de controle.

A Recomendação 8, especificamente, orienta os países a adotarem medidas para evitar que OSCs sejam exploradas indevidamente para atividades ilícitas. Dentre essas recomendações, a de número 8 orienta que os países adotem medidas para evitar que OSCs sejam exploradas para atividades ilícitas. No entanto, se essas diretrizes forem aplicadas sem critérios claros, podem acabar restringindo injustamente a atuação de organizações legítimas. “Há sempre um risco de que, para combater o financiamento ao terrorismo, sejam criadas barreiras excessivas, burocracias desnecessárias e restrições que dificultam o acesso das OSCs ao sistema financeiro”, alerta Fernando.

A atuação da ABCR

A ABCR tem acompanhado de perto a implementação das recomendações do GAFI e já participou ativamente da última avaliação do Brasil. “A ABCR esteve presente quando o Brasil foi avaliado e tem promovido diversas iniciativas para que a sociedade civil participe dessas discussões”, reforça o diretor executivo da entidade. Além disso, a ABCR já publicou materiais sobre o tema, incluindo análises sobre o impacto da avaliação do Brasil pelo GAFI.

Parte desse esforço inclui o diálogo contínuo com a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), iniciativa do governo brasileiro que coordena ações preventivas e repressivas contra crimes financeiros. Criada em 2003, a ENCCLA reúne representantes dos três poderes, Ministério Público, órgãos de fiscalização e controle, além de integrantes da sociedade civil. Esse alinhamento é fundamental para que as OSCs possam atuar de forma transparente e eficaz dentro das normativas existentes.

Uma das iniciativas mais relevantes dentro desse contexto é a Ação 05/2022, que busca entender os riscos específicos de exploração indevida das OSCs para fins ilícitos e propor soluções adequadas. Essa ação tem envolvimento direto da ABCR e de diversos órgãos públicos, incluindo a Polícia Federal (PF), o Banco Central (BCB) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O compromisso estabelecido nessa agenda inclui a realização de eventos como este, para garantir que a regulação seja transparente e construída de forma colaborativa.

Serviço

Diálogos sobre o GAFI – ENCCLA e Sociedade Civil
Data: 18 de março
Horário: 9h às 17h
Formato: On-line, com transmissão ao vivo pelo YouTube
Clique aqui para se inscrever

Deixe um comentário