Quando falamos em diversificação de captação de recursos, inevitavelmente falamos em eventos. Eventos de captação são cada vez mais comuns no país, a ponto de termos organizações internacionais, sem escritório no país, vindo realizar os seus por aqui, e captando centenas de milhares de reais. E o mais bacana é que são vários os tipos de evento que podem ser realizados, desde os mais nacionais, como Festas Juninas, a caminhadas, corridas, jantares de gala, concertos, leilões e etc.
Sobre a realização de eventos, a especialista americana Janna Finch escreveu um artigo em que apresenta três dicas fundamentais para os captadores, daquelas que não se pode ficar sem saber.
Traduzimos as três para vocês:
1 – Caminhadas e corridas divertidas (temáticas) são as mais rentáveis;
2 – Se o seu objetivo é construir a marca da organização, considere um concerto ou jantar de gala;
3 – Softwares possibilitam fazer mais com menos.
Na sua conclusão, a autora dá a deixa: não importa o evento ou o software que você escolha, o fundamental é que, para converter participantes dos eventos em apoiadores duradouros, os convidados devem ir embora sabendo não somente do evento, mas também sobre a organização, sua causa e porque eles deveriam se importar. Alcance isso, ela diz, e qualquer evento pode ter sucesso.
Janna Finch trabalha em Software Advice, uma empresa que ajuda organismos a encontrar software de captação de recursos. Confira o artigo original, em Inglês: http://trust.guidestar.org/2015/07/31/3-facts-you-need-to-know-to-plan-a-profitable-fundraising-event/; ou o relatório completo em http://www.softwareadvice.com/nonprofit/industryview/fundraising-event-report-2015/.