O documentário DOAR, dirigido por Sérgio Rizzo e produzido pela Deusdará Filmes com patrocínio da RD Saúde via Lei Federal de Incentivo à Cultura, estreia na TV no streaming no próximo dia 3 de dezembro, marcando o Dia de Doar, movimento global de incentivo à generosidade liderado pela ABCR no Brasil. O filme será exibido gratuitamente às 23h no canal Futura e na plataforma Globoplay, abordando histórias que revelam o impacto transformador da cultura de doação no Brasil.
Com 70 minutos de duração, o documentário percorre diferentes regiões do país para mostrar como doações contínuas sustentam o trabalho de organizações da sociedade civil e transformam vidas. Por meio de relatos emocionantes de doadores e beneficiários, o filme propõe reflexões sobre a importância de criar uma cultura de doação perene no Brasil, indo além das contribuições em momentos de crise.
Segundo o diretor Sérgio Rizzo, “falar sobre o impacto da cultura de doação aproxima o público das pessoas que constroem diariamente o país”. A produção também explora as barreiras que dificultam o engajamento de doadores recorrentes e destaca o papel das empresas, como a RD Saúde, no fortalecimento dessa prática.
Embora 84% dos brasileiros tenham realizado algum tipo de doação em 2022, de acordo com a Pesquisa Doação Brasil do IDIS, a prática enfrenta desafios como a desconfiança e a falta de regularidade. No filme, especialistas como Paula Fabiani, CEO do IDIS, e a diretora executiva da Rede Comuá, Graciela Hopstein, refletem sobre como transformar a doação em um hábito sustentável e relevante para o desenvolvimento social e democrático. O filme também tem a participação de Carol Farias, representante do Dia de Doar no Brasil e ativista da generosidade radial.
Saiba mais sobre o filme e seus conteúdos expandidos: www.doarofilme.com.br