O GIFE lançou em dezembro a pesquisa Retratos do Investimento Social Familiar no Brasil, um estudo realizado a partir de 23 entrevistas que buscou responder perguntas como “Quem são os investidores sociais familiares?”, “O que fazem?”, “Quais são seus desafios?”. Os entrevistados pelo GIFE investiram socialmente 333 milhões de reais em 2014, e resultado do estudo está disponível para download.
A pesquisa Retratos do Investimento Social Familiar no Brasil foi realizada pelo GIFE com o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e do Banco J.P. Morgan, e reforça no Brasil uma preocupação que é muito comum em países onde a filantropia é um hábito cultural, como Inglaterra e Estados Unidos: entender como as famílias tomam as decisões sobre seus investimentos sociais.
Segundo o artigo do GIFE em que foi divulgada a pesquisa, “a partir do estudo foi possível perceber que os valores que movem os investidores familiares são pessoais, inspirados em experiências de seus antepassados, muitas vezes mulheres solidárias e religiosas, e os motivos que os levam a realizar são múltiplos, como, por exemplo, preocupação com os contrastes sociais do país e vontade de resolver os problemas do mundo.”
É possível ler a cobertura completa sobre o lançamento da pesquisa diretamente na página do GIFE, no link http://gife.org.br/2015/12/07/gife-lanca-pesquisa-sobre-investimento-social-familiar-no-brasil/.
O estudo completo está disponível na página http://gife.issuelab.org/resource_en/retratos_do_investimento_social_familiar_no_brasil_1.