Publicação está disponível para download e destaca a mobilização de 4,7 milhões de reais em doações
O Dia de Doar 2022 foi um sucesso de mobilização e generosidade no Brasil. A campanha, liderada no Brasil pela ABCR, movimentou 4,7 milhões de reais em doações e contabilizou 72 campanhas comunitárias em todas as regiões do país. Os números estão no Relatório de Atividades Dia de Doar 2022, que acaba de ser publicado.
Pela primeira vez, com apoio do Movimento Bem Maior e da Morro do Conselho Participações (MDC Energia), a campanha contou com orçamento anual que tornou capaz planejar ações de forma estratégica, engajando parceiros, voluntários, lideranças comunitárias e marcando presença em eventos do setor.
Para mensurar o impacto do trabalho desenvolvido ao longo do ano, foi desenvolvido junto com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal um formulário de inserção de dados pelas campanhas do Brasil inteiro, com geração de relatório ao término da campanha. A equipe do Dia de Doar também contou com a Stilingue para mensurar o impacto da campanha nas redes sociais.
Em 2022, o Dia de Doar ampliou a mensagem de generosidade no Brasil com o Encontros da Doação, um projeto itinerante que percorreu 28 cidades para fomentar novas lideranças comunitárias e promover conexões. A equipe do Dia de Doar apresentou a campanha para instituições locais, indicou ferramentas para colocar a campanha em prática, se encontrou com representantes do setor público e promoveu o Dia de Doar dando entrevistas para veículos de comunicação.
O projeto reforçou a importância de diversas regiões se engajarem e se dedicarem a liderar uma mudança de pensamento da comunidade local, aproximando a sociedade civil das necessidades do terceiro setor.
Com o intuito de estimular o crescimento e a disseminação das campanhas comunitárias e coalizões em todas as regiões do Brasil, o Dia de Doar lançou, pelo segundo ano seguido, o Edital de Apoio à Filantropia Comunitária. 33 iniciativas receberam 500 reais para ajudar a alavancar suas campanhas locais, o que representa o dobro das ações apoiadas em 2021.
Além disso, em parceria com a Meta, foi oferecido um crédito de 55 mil dólares para impulsionamento de posts patrocinados no Instagram e no Facebook, valor que foi distribuído como categoria especial no edital para dez campanhas comunitárias, movimentos liderados por vários atores de um mesmo território para incentivar a participação da população no terceiro setor, fortalecendo a cultura de doação dentro das comunidade
Dentre os projetos executados pela equipe do Dia de Doar, também destaca-se o Diálogos do Dia de Doar, uma série de werbinars com temas de interesse da comunidade. Contaram com a participação de especialistas e lideranças de campanhas comunitárias, que doaram seu tempo para conversar com as instituições interessadas em participar do movimento. Outra ação foi o curso on-line e gratuito sobre mobilização de doações.
Em questões de comunicação, a campanha trabalhou com materiais editáveis e compartilháveis disponibilizados gratuitamente para todo o Brasil, pensados para serem usados por instituições sem fins lucrativos, empresas e poder público. Segundo pesquisa realizada com participantes do movimento, os templates editáveis no Canva foram as ferramentas mais utilizadas nas campanhas online, publicados como posts nas redes sociais, além de outros materiais como cartazes e banners.
Em assessoria de imprensa, foram trabalhados 21 releases diferentes, tratando sobre os eventos físicos e digitais ao longo do ano, assim como os principais projetos do ano: o curso em mobilização de doações, o edital, o lançamento da campanha e os resultados obtidos. No total, foram publicadas 694 notícias somente no mês de novembro. Os resultados mostram que a imprensa está cada vez mais interessada em divulgar e apoiar iniciativas relacionadas ao Dia de Doar, refletindo o crescente interesse da sociedade em promover a solidariedade e ações sociais.
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Em 2022, contou com apoio do Movimento Bem Maior, Fundação José Luiz Egydio Setúbal e o Morro do Conselho. Além de parceria de comunicação do Instituto MOL.
O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. Mais informações, acesse www.diadedoar.org.br ou pelas redes sociais @diadedoar.